CNH COM CHIP 2019: Como emitir CNH? DETRAN
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito – ou Contran como também é chamado -, o motorista poderá tirar a sua CNH com chip 2019. A substituição do papel tradicional por um cartão deixará este documento parecido com um cartão de crédito. Saiba mais sobre a CNH com chip 2019.
Acredita-se que até 2019, a carteira de motorista tradicional feita de papel será substituída por um cartão com microchip semelhante a um cartão de crédito.
✓ Saiba como ter acesso a sua CNH Digital 2019!
Essa substituição dará a este documento uma maior flexibilidade para a realização de alguns serviços de maneira online. Por exemplo, o cidadão poderá realizar o pagamento de tarifas de pedágio, ônibus e metrô.
Espera-se também que com este cartão será possível ter acesso a órgãos públicos, universidades, estacionamentos, entre outros.
Existem também algumas previsões futuras em relação a esse cartão para que ele seja um documento de identificação biométrica, ou seja, no chip contido nele estariam as impressões digitais do seu portador. Isso facilitaria a identificação em órgãos públicos e bancos.
Quais as vantagens de uma CNH com chip 2019
A principal vantagem de se ter um documento como a CNH com chip 2019 é poder informatizar diversos serviços, ou seja, torna-los mais digitalizados, onde com apenas alguns cliques seja possível realizar consultas rápidas sobre diversas informações.
Outra ótima facilidade e benefício que o usuário terá: realizar o pagamento tanto do pedágio como de transportes públicos com esse cartão com chip, além de poder se identificar em órgãos públicos com apenas este cartão.
✓ Saiba como se inscrever no programa CNH Social 2019!
Essas facilidades tendem a acabar com as filas que infelizmente no Brasil são quase que intermináveis. Para acabar com filas de atendimento, é necessário investir em rapidez.
Como fazer a emissão da CNH?
A CNH com chip 2019 ainda não está sendo utilizada no país. Por enquanto, ela é um projeto que, segundo o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, tem tudo para virar realidade em breve.
Enquanto esse documento ainda não está disponível para ser solicitado, você vai aprender a seguir quais são os passos necessários para você solicitar a emissão da sua CNH tradicional de papel.
✓ Ainda no portal Inscrições 2019, confira:
Veja!
Permissão para dirigir
Assim que o candidato consegue ser aprovado nos exames teórico e prático aplicados pelo Detran, ele recebe um documento chamado de Permissão.
Este documento, como o nome indica, dá permissão para que o motorista dirija veículos automotores.
Este documento tem validade de 1 ano, devendo ser substituído em seguida pelo documento definitivo se o condutor não infringiu nenhuma lei de trânsito.
Como tirar a CNH
Você deverá seguir esses passos para solicitar a emissão da sua CNH. Confira a seguir:
- Cadastro no Detran do seu estado: Você deverá se dirigir ao Detran da sua região para realizar o seu cadastro. Muitos Detrans oferecem esse serviço online;
- Coleta da Biometria: Alguns estados já estão exigindo a coleta das suas digitais, então, se informe;
- Exame Médico: Exame obrigatório para avaliar a aptidão física e mental do cidadão;
- Avaliação psicológica: Você deverá fazer esse exame em uma clínica credenciada do Detran;
- Autoescola: Matricule-se em uma Auto Escola e inicie as suas aulas;
- Prova teórica: Depois do curso realizado, será obrigatório a realização da prova teórica;
- Prova prática: Esta prova é a mais aguardada. Este teste é totalmente prático, no qual você deverá dirigir um carro junto com o instrutor do Detran;
- Emissão do documento: Esta é a etapa final, onde será emitido o seu documento, caso seja aprovado.