Curso de bombeiro civil: seja um profissional da área

Publicidade

Você já ouviu falar sobre o curso de bombeiro civil? Muito se confunde com o curso de bombeiro militar. Inclusive, a maioria das pessoas nem sabem sobre a importância desse profissional nas empresas.

Em razão disso, entender como é essa profissão, suas atribuições, é de necessário para entender as razões para se fazer o curso.  Afinal, somente assim você vai perceber que está seguindo a carreira certa.

Então, veja a seguir e entenda um pouco mais sobre a profissão e o curso de bombeiro civil! Leia!

Entenda sobre o que faz um bombeiro civil

Em primeiro lugar, vale dizer que o bombeiro civil não é um profissional concursado como é o caso do bombeiro militar. No caso do militar, ele é concursado e atende ao Estado!

Em se tratando do bombeiro civil, ele atua em empresas, shows e eventos e fica responsável pela gestão dos riscos de incêndios e outras situações que podem gerar uma emergência. Logo, é responsável pela inspeção de equipamentos de combate a incêndios e também atividades que envolvam trabalhos de risco.

E além disso, também atua no auxílio no desenvolvimento de planos de emergência. Mas também pela preservação de vidas, respeito ao meio ambiente e proteção ao patrimônio.

Em suma o bombeiro civil presta os primeiros socorros a vítimas de acidentes ou quaisquer situações que envolvam urgência e emergência, realizando o primeiro atendimento até a chegada do resgate.

No entanto, vale destacar que as empresas não são obrigadas a contratar bombeiros civis. Isso porque, vai depender das exigências de cada lei estadual ou municipal.

Por exemplo, no município de São Paulo, o Decreto N: 58.168 de 208 exige a presença de uma Brigada de Incêndio e Bombeiros Civis em determinados lugares.

Em síntese, são eles: shoppings centers; casas de shows e espetáculos; hipermercados; grandes lojas de departamentos; campus universitários; áreas públicas ou privadas com grandes concentrações de pessoas.

E demais edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exija a presença de Bombeiro Civil, de acordo com a legislação estadual de proteção contra incêndios do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

Como funciona o curso de Bombeiro Civil do Senac?

curso de bombeiro civil
Curso de Bombeiro Civil para atuação em todo o Brasil (Fonte: Pexels)

De acordo com a legislação federal, para se tornar um bombeiro civil, é necessário fazer um curso básico para se tornar habilitado. Nesse sentido, o curso inicial apresenta carga horária obrigatória de 210 horas, com conteúdos teóricos e práticos.

E além disso, o curso precisa estar credenciado pelo Corpo de Bombeiros e também estar de acordo com a legislação estadual.

Em se tratando do curso, ele também tem como base as noções básicas de resgate em diferentes situações terrestres e em altura. E além disso, também ensina como socorrer uma vítima em situações diversas, mas sem ultrapassar suas limitações legais, emocionais e técnicas.

Para fazer o curso, as pessoas interessadas devem ter, no mínimo, 18 anos de idade, ter concluído o Ensino Fundamental, além de ter uma aprovação em exame médico, no máximo 60 dias antes do início do curso.

Em suma, logo após a formação, o profissional também precisa passar todos os anos por um curso de reciclagem, de acordo com a instrução da NBR 14.68 e outras legislações estaduais e municipais.

Veja também curso de enfermagem.

Como esse profissional pode atuar no mercado de trabalho?

Em síntese, como profissional empregado com contrato realizado diretamente pelas empresas que necessitem desse trabalho. Além disso, como profissional terceirizado com atuação em empresas que prestam serviços na área da segurança patrimonial.

Entretanto, vale destacar que, além da remuneração, com jornada de regime de plantão 12×36, o profissional também recebe da empresa uniforme, gratificação de periculosidade e seguro de vida.

Isso porque, ainda que não seja militar, corre risco de vida, assim como, o bombeiro militar. Em razão disso, precisa de toda proteção necessária e também as remunerações, gratificações necessárias com base na exposição ao qual é submetido!

Também como autônomo, podendo atuar por conta própria em grandes eventos como festas, clubes, casas noturnas, estádios de futebol, dentre outros.

Por que fazer um curso de bombeiro civil?

No último ano, apenas no estado de São Paulo, foram mais de 685 vagas disponíveis. Inclusive, o maior salário é da cidade de Louveira com R$2.041,04.

Dessa forma, se você está a procura de um novo trabalho e que tenha uma carreira promissora, o curso de bombeiro civil é uma ótima oportunidade para aprender uma nova profissão!

E como se tornar um profissional dessa área?

Em primeiro lugar, é necessário ter ensino médio completo e também concluir o curso de formação de bombeiros civis, que geralmente dura um mês.

E além disso, também se exige testes de aptidão física e exames toxicológicos. Inclusive, recomenda-se também a carteira de motorista.  E aí, já pensou em fazer um curso de bombeiro civil? Saiba mais informações sobre essa capacitação aqui.

Deixe seu comentário