Curso de enfermagem: seja um profissional que ajuda a salvar vidas

Publicidade

O Curso de enfermagem é excelente para quem deseja entrar na área da saúde. Portanto, uma excelente forma de iniciar a carreira. Ele tem o objetivo de capacitar profissionais para auxiliar em situações educativas para a saúde e segurança do trabalho, ações em saúde coletiva e saúde mental. Mas também para aplicar técnicas de enfermagem e prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.

Esse  é um dos cursos mais procurados em todo o Brasil. Afinal, o seu vasto campo de atuação faz com que muitos procurem a capacitação para exercer com excelência a profissão. O curso te dá base e segurança para atuar em qualquer região do território nacional.

Vale destacar que os profissionais de enfermagem podem ser considerados o “pulmão” da saúde pública. Portanto, são indispensáveis para um atendimento seguro, humanizado, individualizado e comprometido ao paciente. Veja melhor como funciona o curso de enfermagem.

Por que fazer esse curso?

Curso de enfermagem
Curso de enfermagem para atuação nacional (Fonte: Unsplash)

De modo geral, essa capacitação tem uma carga horária de 1.800 horas. Além disso, o principal intuito do curso é proporcionar conhecimentos e técnicas fundamentais para a atuação dos futuros profissionais em locais como hospitais, clínicas ou prontos-socorros. Todavia, o curso de enfermagem também promove ações de orientação, preparo e acompanhamento do paciente nos exames com finalidade diagnóstica.

Além do treinamento teórico, os alunos costumam ter também  aulas práticas. Portanto, elas são ministradas em um moderno laboratório de saúde, com equipamentos e tecnologia de ponta para proporcionar a melhor qualificação ao aluno. Assim, ele conta com toda a estrutura alinhada com as necessidades do mercado.

A área da saúde está em constante desenvolvimento, demandando profissionais cada vez mais qualificados. Portanto, não basta ter somente o sonho de ser enfermeiro, é necessário se capacitar para assumir essa profissão.

Os profissionais formados no curso de enfermagem poderão atuar em:

  • Consultórios;
  • Clínicas;
  • Laboratórios;
  • Ambulatórios;
  • Farmácias;
  • Programas e serviços de saúde pública
  • Unidades de pronto atendimento;
  • Centros de educação infantil;
  • Escolas;
  • Instituições de longa permanência;
  • Hospitais; e
  • Até como acompanhantes de idosos ou pessoas que merecem cuidados especiais (home care).

Vale lembrar que a enfermagem moderna representa 50% da força de trabalho brasileira e compõe 80% da equipe multiprofissional dos serviços de saúde.

Atualmente, estima-se que há, em média, 1,4 milhões de profissionais do ramo com vinculo formal. Todavia, ainda há escassez de profissionais para o mercado.

Curso de enfermagem tem uma ótima aceitação no mercado

Antigamente, o mercado de trabalho procurava por profissionais egressos de universidades. Hoje em dia, tudo mudou, uma vez que a procura por técnicos cresce de forma significativa.

Pessoas que se formaram no curso técnico de enfermagem, por exemplo, já são mais requisitadas que os próprios médicos. Afinal,  existem muitos postos de trabalho disponíveis no Brasil.

Na área da enfermagem, portanto, o profissional será sempre bem requisitado. Isso porque as pessoas dessa geração estão cada vez mais preocupadas com a saúde e com o bem-estar.

Ao contrário dos outros profissionais, o técnico de enfermagem pode controlar a própria carga horária. Bem como atuar em diferentes postos de trabalho. Afinal, este profissional faz plantões de 12 horas ou trabalha por 6 horas, dependendo do local do trabalho.

A flexibilidade de horário é ótima para quem pretende ter mais de um trabalho e aumentar o faturamento. Mas isso implica em jornadas de trabalho mais longas.

Além disso, também existe a possibilidade de trabalhar em plantões noturnos. Isso é o ideal para quem precisam cuidar dos filhos durante o dia ou para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

Veja também: curso de segurança

Remuneração

Um técnico em enfermagem recebe bem, de acordo com o seu nível de formação. Portanto, além do curso, você pode e deve se capacitar cada vez mais!

Os recém-formados, por exemplo, podem adentrar ao mercado com um mínimo de R$2 mil reais! Mas, obviamente, conseguem elevar a sua remuneração.

Todavia, esse salário inicial pode ser maior para quem deseja atuar em cidades pequenas. Isso porque elas são escassas de profissionais que executem bem o trabalho.

Curso de enfermagem no Senac

Curso de enfermagem
Curso de enfermagem Senac on-line (Fonte: Unsplash)

O curso de enfermagem oferecido pelo Senac é uma graduação tecnológica à distância. Portanto, pode-se fazer de qualquer lugar do Brasil. Mas para realizar a inscrição, o candidato precisa ter o ensino médio  e a idade mínima de18 anos de idade já completos.

Dependendo da situação, em alguns casos é aceito uma declaração da escola comprovando estar cursando o último ano do ensino médio. Mas para completar a documentação de matrícula, você ainda precisa apresentar, além do histórico escolar e do certificado de conclusão do ensino médio cópias do RG e do CPF.

No entanto, como as vagas são limitadas e concorridas, a inscrição deve ser feita com agilidade. Afinal, por ser um curso de qualidade, todos querem garantir a sua inscrição.

Lembramos que há mercado de atuação para esse profissional em todo o Brasil. Afinal, a área da saúde está sempre em constante expansão. Quer saber mais? Clique aqui.

Deixe seu comentário