Curso de Confeitaria: a arte de fazer doces

Publicidade

O curso de confeitaria é um dos mais em alta no Brasil. Afinal, a profissão deu um boom nos últimos tempos. Mas ser um bom profissional da área vai além de conseguir fazer belos e deliciosos bolos. A capacitação é essencial, especialmente para quem deseja ter o seu próprio negócio.

O sucesso das grandes confeitarias vem da realização de clássicas e novas receitas, bem como da junção delas em um só prato. Quando bem preparadas, são um espetáculo, para os olhos e paladar. Dificilmente alguém resiste a um doce bem atraente.

Outro fator do sucesso dessa área são as postagens de doces coloridos e criativos nas redes sociais. Portanto, fotos, vídeos e descrições que enchem os olhos e atiçam o apetite do público são bem-vindos. Continue lendo para saber mais sobre o curso de confeitaria.

O curso de Confeitaria do Senac

Curso de Confeitaria
Curso de Confeitaria do Senac (Fonte: Freepik)

São aproximadamente 300 horas presenciais que vão capacitar o profissional a entrar em uma das áreas com mais crescimento no mercado gastronômico. Portanto, os alunos vão aprender a criar diversos produtos da confeitaria usando técnicas específicas de preparo e finalização. Todavia, de acordo com as regras de manipulação e segurança alimentar.

Senado assim, ao concluir o curso o aluno estará capacitado a trabalhar como auxiliar de confeitaria e confeiteiro. Todavia, as áreas de atuação são as mais diversas como restaurantes, padarias, confeitarias, hotéis, bares, escolas, buffets, caterings e empresas da indústria alimentícia em geral.

O curso vai abordar:

  • Compras e estocagem;
  • Boas práticas e ambientação em confeitaria;
  • Confeitaria básica;
  • Confeitaria clássica;
  • Chocolate;
  • Pasta americana e pastilhagem;
  • Percentual de padeiro;
  • Padaria básica;
  • Práticas de confeitaria;
  • Projeto integrador: buffet de sobremesas;
  • Produzir sobremesas clássicas e internacionais;
  • Preparar confeitos e pastar a base de açúcar;
  • Preparar produções geladas;

O mercado de atuação

Curso de confeitaria
Curso de confeitaria virtual (Fonte: Freepik)

De acordo com uma pesquisa no Sebrae, o setor de confeitaria é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Contudo, uma das explicações é que os bolos, doces, biscoitos, caldas, compotas e recheios, antes vistos como produtos inacessíveis e luxuosos, hoje viraram moda e estão disponíveis em diversos formatos de comércio e para todo tipo de público.

É um mercado que abrange desde as receitas mais tradicionais até inovações ou repaginações. Um exemplo é o clássico brigadeiro, mas que hoje é oferecido aos apreciadores com diversos sabores, tamanhos e confeitos. Dentro da análise feita pelo Sebrae mostra que as pequenas empresas saem na frente nesse ramo, afinal, podem explorar o nicho dos produtos artesanais, produzidos em pequena escala e com toque caseiro.

De acordo com a Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), o Brasil possui mais de 70 mil padarias, a maioria micro e pequenas empresas. A expectativa para os próximos anos é de crescimento do setor dos confeiteiros, principalmente com a expansão das chamadas padarias gourmet.

Portanto, se você gosta da área, essa é uma ótima oportunidade de trabalho, com a vantagem de conseguir gerar renda em um ambiente cheio de belezas, bons aromas e muitas delícias.

Importância de fazer o curso de confeitaria

Se você já gosta da área de gastronomia, esse é meio caminho andado para o sucesso. Porém, atuar profissionalmente vai além da paixão ou simpatia pela área.

Afinal, quem quer ser dono do próprio negócio, além de saber fazer uma receita e desenvolver belos doces, deve entender de outras áreas. Especialmente de gestão e finanças.

Além disso, assim como todas as áreas, a gastronomia tem crescido, atualizado suas técnicas e formas de produção. Portanto, um profissional completo deve entender todos os pontos que envolve a confeitaria.

O curso de confeitaria vai dar o aluno a base completa para ele iniciar suas produções de doces. Seja de forma independente ou trabalhando via CLT. Afinal, dentro da capacitação ele vai aprender a teoria e prática para ser um grande e excelente confeiteiro!

Conquistar uma boa renda

Se a sua intenção é conquistar uma boa renda ao ingressar no mercado ou após uma recolocação, a confeitaria tradicional é a solução ideal. Afinal, a maioria dos cursos ensinam tudo o que o profissional precisa para começar com um preço bastante acessível. Ou seja, inicia a produção sem muito investimento e excelente retorno.

Diante disso, existe chance de conquistar um cargo que se encaixe em seu padrão de vida sem grandes investimentos iniciais. Portanto, com a experiência adquirida no curso, também fica mais simples identificar quais áreas da profissão são mais rentáveis antes de iniciar o trabalho.

Vale lembrar que o curso de confeitaria pode ser feito por qualquer e em qualquer local do Brasil. Portanto, independente de onde você estiver, os lucros nessa área serão excelentes.

E ai o que está esperando pra fazer a sua inscrição no curso profissionalizante de confeitaria e mudar de vida?! Clique aqui e saiba mais sobre a capacitação.

Veja mais sobre capacitações profissionais aqui.

Deixe seu comentário