Curso de corte e costura: seja uma artista da moda

Publicidade

O curso de corte e costura deixou de ser algo somente para pessoas mais velhas. Afinal, hoje em dia há muitos jovens que se apaixonaram pelo mercado da moda e querem sair produzindo os seus looks.

De acordo com informações divulgadas pelo setor, a área da moda é o segundo empregador na indústria de transformação brasileira. Portanto, é a segunda maior geradora do primeiro emprego para jovens ou adultos que só agora estão entrando no mercado de trabalho.

Segundo os dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), 75% das vagas dessa indústria liga-se à modelagem e costura, com atuação das mulheres. Por isso, é tão importante fazer o curso de corte e costura. Veja mais sobre a capacitação.

O mercado de corte e costura

Curso de corte e costura

O mercado é movimentado por várias formas de produção e venda dos produtos da moda. Portanto, tem a área de vendas por varejo físico, as vendas por catálogo, o comércio eletrônico, a exportação e prestação de serviço individual.

É um nicho aquecido e que necessita de profissionais qualificados, aptos a modelar e costurar as peças. Afinal, esse profissional pode trabalhar de maneira autônoma, ter o próprio negócio ou fazer parte de equipes de criação e produção em pequenas, médias e grandes confecções.

Mas nos cursos, os alunos são responsáveis pela compra de materiais que serão usados no período de aprendizagem. Todavia,, na maioria das vezes, essas orientação são dadas no primeiro dia de aula, pelos professores. É importante aguardar todas as informações.

De acordo com o levantamento da Abit, o saldo de geração de empregos no setor têxtil e de vestuário de janeiro a abril de 2019 foi de 16.887. Na indústria de transformação esse saldo foi de 87.127. Mas apenas em abril de 2023 criou-se 1.845 postos de trabalho no setor têxtil e de vestuário.

Além da possibilidade de encontrar uma vaga em confecções, o profissional da área de modelagem e costura pode investir em seu próprio ateliê. Todavia, esse é negócio promissor direcionado para a criação de peças personalizadas. Mas destacamos que entre as áreas a ter bons lucros estão roupas sob medida para festas, para noivas, para atores de teatro e, claro, as roupas para uso diário.

Trabalhar com marcas famosas?

O trabalho das famosas costureiras não ficou no passado. Porém, agora com ares mais modernos, a profissão continua em alta e oferece produtos modelados e costurados de acordo com o gosto dos clientes. Portanto, uma ótima oportunidade para a geração de renda.

Veja também: Curso de Confeitaria

Profissionais bem remunerados

Costurar é uma arte que pode se tornar uma profissão bem remunerada. Afinal, o costureiro, para exercer bem esta atividade, deve ter conhecimentos técnicos que lhe permitam a criação e a confecção de peças de vestuário. Portanto, investir em um curso de corte e costura é essencial.

Além disso, como costureiro, você pode organizar o seu horário de trabalho da forma que achar melhor e ter retornos financeiros imediatos. Mas também poderá costurar para si e sua família, o que pode representar boa economia.

Para montar seu próprio ateliê, saiba que os equipamentos e utensílios necessários são relativamente baratos. Você pode começar, simplesmente, com uma máquina de costura doméstica, tesouras, fita métrica e utensílios simples.

Mas outra boa opção é trabalhar em confecções. No Brasil, o setor de confecções é grande gerador de empregos. Portanto, se for tiver a capacitação, poderá conseguir ótima colocação no mercado de trabalho.

Se pretende montar um ateliê, você tem de saber a importância da relação com os clientes para o sucesso de sua profissão. Tudo isso, além da prática, aprende-se durante o curso de corte e costura. Todavia, além de costurar bem, é preciso ter autocontrole; nunca fazer promessas que não pode cumprir (principalmente, relativas ao prazo de entrega); saber ouvir com atenção; não fazer críticas e prejulgamentos; e se interessar por seus clientes. Contudo, cada cliente deve ser visto como único, e você deve se esforçar ao máximo para atender suas necessidades e para isso, deve conhecê-lo bem.

O curso de corte e costura do Senac

Curso de corte e costura

De olho nesse segmento, o Senac oferece em várias unidades o curso de corte e costura para iniciantes. Portanto, o público alvo são profissionais da área de moda e interessados que desejam investir na própria formação. Nas aulas, os alunos poderão participar de todo o processo de construção de um produto da moda: desde o desenho do molde até chegar ao resultado, com a peça pronta para comercialização.

Normalmente, a carga horária é de 84 horas. As matrículas estão abertas em várias unidades que você pode conhecer no portal do Senac na internet. O valor do curso varia de R$ 673 a R$ 962, de acordo com a unidade.

O curso de corte e costura é on-line, dando a acesso para qualquer pessoa fazer. Vale ressaltar que as oportunidades citadas acima são a nível nacional.

Clique aqui e veja mais informações.

Deixe seu comentário