Curso de cuidador de idoso: seja um profissional qualificado

Publicidade

Já pensou em fazer um Curso de cuidador de idoso? Para atuar nessa área, que está em constante crescimento, é preciso capacitar-se. Afinal, o idoso requer atenção e cuidados especiais.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% entre 2012 e 2018.

Informações que mostram o envelhecimento dos brasileiros e explica o crescimento do mercado de trabalho para esse profissional. Continue lendo e saiba mais sobre o curso de cuidador de idoso.

O que é preciso para atuar na área

Curso de cuidador de idoso
Curso de cuidador de idoso para atuar em todo o Brasil (Fonte: Pexels)

Para atuar nessa área, deve-se ter características especiais, como ser solidário e afetuoso. Mas também ter a preparação técnica para o ofício.

Os cursos preparatórios oferecem conhecimentos sobre a saúde de pessoas idosas, a identificação de necessidades e expectativas. Além de dicas para que essas pessoas tenham qualidade de vida na idade avançada.

Mas também foca em como o cuidador pode atuar com qualidade, cuidando-se de si para realizar um bom atendimento. Afinal, com o trabalho, o profissional acaba se desgastando, sendo assim, ter administração de tempo para ter pausas de descanso é essencial.

O que um cuidador de idosos faz?

Um cuidador de idosos é um profissional que possui conhecimento e habilidade para auxiliar uma pessoa na terceira idade em sua rotina. Algumas das atividades realizadas são cuidados com a higiene, controle da alimentação e aplicação de remédios.

O cuidador também tem como função fazer companhia para o idoso em seu dia a dia. Afinal, estar presente em sua rotina é algo fundamental para a saúde mental do atendido.

Para algumas pessoas, essas tarefas podem parecer simples. No entanto, a importância de ter profissionais capacitados para cuidar de idosos está no nível de conhecimento e nas habilidades do cuidador. Portanto, quanto mais preparado for o cuidador, mais condições ele terá de ajudar o idoso, seja em funções biológicas ou nos compromissos rotineiros.

Além disso, um profissional qualificado também tem o preparo psicológico para lidar com o temperamento da pessoa idosa, que pode variar ao longo do dia. Especialmente que já tem limitações ou quadros de doenças mentais.

Veja também curso de manicure

Importância de ter profissionais capacitados

Hoje em dia, não é difícil encontrar pessoas que se dizem cuidadoras de idosos. Especialmente quando adquirem certa experiência ao cuidar de familiares ou amigos na terceira idade. Porém, isso não é o suficiente para definir se uma pessoa tem conhecimento no assunto. É necessário ter o conhecimento técnico e entender que cuidar de um idoso vai além do que preparar sua refeição ou fazer companhia.

Na verdade, a importância de ter profissionais que fazem o curso de cuidador de idosos pode ser observada em tarefas específicas e em como elas são realizadas. Afinal, quando ele se prepara para trabalhar na área, recebe conhecimento de diferentes aspectos, desde o entendimento do envelhecimento humano até a administração de medicamentos.

Quem se propõe a trabalhar com a terceira idade, aprende também a aplicar terapias ocupacionais. Como os idosos passam por alterações no humor, os cuidadores profissionais se preparam para ter um comportamento compreensivo e empático, permitindo que a convivência entre o indivíduo cuidado e o cuidador seja harmoniosa.

Mercado de trabalho aquecido

Os atendimentos individuais são os que têm mais campo de atuação dentro do mercado. Todavia, a procura por profissionais capacitados têm crescido cada dia mais dentro dos centros que cuidam de idosos.

Mas se você quiser atuar em regime CLT ou como microempreendedor individual, tem como. Afinal, pode-se atuar em instituições de longa permanência, clubes, acompanhante de idosos, hotéis e outros.

Portanto, qualquer local em que haja necessidade de cuidados específicos com o idoso tem espaço para um cuidador atuar.

Sobre o curso de cuidador de idoso do Senac

O curso de cuidador de idoso do Senac é referência nacional. Portanto, é uma porta de entrada para quem quer atuar na área com mais qualificação. Além disso, quem se prepara para atuar nesse mercado, tem melhores chances de contratação e com um salário à altura.

Agora que você já viu os requisitos para ser um cuidador de idoso, saiba um pouco do conteúdo que será aplicado nas aulas:

  • Auxiliar a pessoa idosa sem necessidade de cuidados especiais em Sua Rotina;
  • Prestar cuidados à pessoa idosa com necessidade de cuidados especiais em sua rotina;
  • Projeto integrador – Cuidador de Idoso;
  • Alteração fisiológicas que acometem o idoso;
  • Prevenção e redução de riscos aos acidentes;
  • Cuidados em medicamentos de rotinas;
  • Higiene Oral e Corporal;
  • Mobilização: uso de bengala, cadeira de rodas e andador;
  • Alimentação, hidratação e Sono;
  • Prevenção de úlceras de pressão.

Vale lembrar que o curso é para qualquer pessoa, desde que seja maior de 18 anos. Além disso, capacita o aluno a atuar em todo o território nacional. Então, de onde você estiver é possível atuar, seja trabalhando de modo individual ou em regime CLT.

Quer mais informações? Clique aqui e saiba mais sobre o curso de cuidador de idoso.

Deixe seu comentário