Inscrição ID Jovem 2019: Cadastrar Identidade Jovem, Consulta e Benefícios

Publicidade

Para conquistar o benefício da meia entrada em eventos e viagens grátis, o público jovem pode realizar a inscrição ID Jovem 2019. Por meio deste programa milhares de pessoas já foram beneficiados. A inscrição ID Jovem 2019 é garantida por Lei!

Inscrição ID Jovem 2019
Inscrição ID Jovem 2019

Como funciona o ID Jovem 2019?

Gerenciado pela Secretaria Nacional de Juventude o ID Jovem é um projeto garantido pelo Estatuto Jovem. Conhecido também como identidade jovem, os beneficiados devem emitir um documento para comprovação dos seus direitos.

✓ Saiba como se inscrever também no processo da CNH Social 2019!

O principal objetivo é o de diminuir em 50% o valor da entrada em eventos artístico-culturais e esportivos. Além de vagas gratuitas ou desconto no transporte coletivo interestadual.

O primeiro passo para conseguir este documento é estar inserido no Cadastro Único (Cadúnico). Este processo acontece normalmente no CRAS e sistema de Assistência Social de cada município. A partir da emissão do número de identificação do Cadúnico o jovem pode realizar os próximos passos de forma virtual, no site do ID Jovem.

Os benefícios do ID Jovem de meia entrada podem ser usados em:

  • Eventos culturais: exposições, por exemplo;
  • Lazer: parques, zoológicos e etc.;
  • Esporte: partidas de futebol, basquete, vôlei;
  • Transporte: ônibus, trem e embarcações interestaduais;
  • Show;
  • Teatro.

Quem pode se cadastrar no ID Jovem?

Todos os jovens que habitam no território nacional podem receber o benefício. Mas, os jovens devem fazer parte de uma família com renda mensal de até dois salários mínimos.

✓ Saiba também como realizar o alistamento militar 2019 pela internet!

E, como já foi dito, estar cadastrado no Cadúnico com informações atualizadas em pelo menos 2 anos. Além destes requisitos, devem preencher as condições de:

  • Possuir entre 15 e 29 anos;
  • Saber o número do Número de Identificação Social (NIS). Esta informação está presente no Cartão Cidadão e carteira de trabalho.


Inscrição ID Jovem 2019

Agora que você já conferiu e comprovou que preenche a todos os requisitos necessários. Pode realizar a inscrição 2019 ID Jovem. Este processo é gratuito e deve ser feito de forma virtual. Basta preencher informações básicas, e pronto. No tutorial a seguir você aprende como realizar o seu cadastro.

Passo 1: Acessar o Portal do ID Jovem;

Passo 2: Logo na página inicial você já identifica o link para fazer o seu cadastro. Basta clicar em ‘Emitir ID Jovem’;

Passo 3: Agora, preencha todas as suas principais informações. Você deve inserir uma foto de rosto para identificação do seu cadastro.


APP ID Jovem

Uma maneira de digitalizar e modernizar ainda mais o programa e as inscrições ID Jovem 2019 é por meio do APP ID Jovem. É possível realizar o cadastro por meio do aplicativo. E ainda, apresentar o documento de identificação. Sem a necessidade de fazer a impressão da carteirinha.

O App fica disponível para os sistemas Android e IOS. Nas lojas de aplicativo Google Play e App Store. Para baixar é gratuito. Além dos Smartphone, os aparelhos Tablet também podem ser usados.

No caso do uso da identificação em transporte, lembre-se de apresentar a carteirinha com no mínimo 3 horas antes do embarque. O jovem pode mostrar o ID Jovem em eventos no momento da entrada. Podendo fazer a compra virtual.

Deixe seu comentário