Como consultar PIS/PASEP 2023

Publicidade

Gostaria de saber como consultar e sacar o PIS/PASEP? Essa é uma conta gerenciada pelo Ministério da Fazenda que oferece benefícios financeiros a trabalhadores inscritos no programa.

Se você está interessado em acessar seus direitos por meio desta conta, apresentaremos neste artigo um guia simples e rápido sobre como consultar e sacar seus benefícios.

Conheça o PIS/PASEP

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício que garante o pagamento de pelo menos um salário mínimo a trabalhadores que possuem carteira assinada. Enquanto isso, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é um programa que beneficia servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Como saber seu saldo do PIS/PASEP

Para saber o saldo do PIS/PASEP, é possível consultar o extrato do benefício através do site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo da instituição responsável pelo pagamento do seu benefício. É necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/PASEP) e uma senha cadastrada. Caso ainda não tenha a senha, é possível cadastrá-la diretamente no site. Além disso, é possível consultar o saldo do PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para download em dispositivos móveis. Outra opção é se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil com um documento de identificação válido e solicitar informações sobre o saldo do seu benefício.

Como coletar o PIS/PASEP

Para coletar o PIS/PASEP, é necessário verificar o calendário de pagamentos definido pelo governo e se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do PASEP) com um documento de identificação válido. Além disso, é possível sacar o benefício em casas lotéricas e correspondentes bancários, desde que seja apresentado o Cartão Cidadão com senha cadastrada. Caso não tenha o Cartão Cidadão, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para fazer a solicitação. Em alguns casos, o valor é depositado diretamente na conta bancária do trabalhador, dispensando a necessidade de saque em agências ou lotéricas.

Como sacar PIS/PASEP

Quais são seus benefícios?

O Pis/Pasep é um programa do Governo Federal destinado a fornecer um benefício adicional aos trabalhadores assalariados em caso de demissão, aposentadoria ou morte. Para ser elegível ao benefício, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

  1. Possuir carteira de trabalho assinada;
  2. Receber salário mensalmente;
  3. Não ter recebido o auxílio-desemprego nos últimos 12 meses;
  4. Estar inscrito no programa há pelo menos 5 anos.

Os beneficiários podem sacar o valor acumulado na conta vinculada ao PIS/PASEP nas agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de um documento de identificação com foto e o número do PIS/PASEP.

Veja Também: Calendário de pagamento do Bolsa Família 2023

Conclusão

Para obter informações detalhadas sobre como consultar e sacar o Pis/Pasep, clique no botão abaixo e tenha acesso a todos os detalhes. Não perca tempo e confira agora mesmo!

Descubra como sacar PIS/PASEP

 

Deixe seu comentário